Grupo Coral "Vozes das Terras Brancas" de Casével

Vozes das Terras Brancas – Associação de Cante Alentejano

 

As Vozes das Terras Brancas – Associação de Cante Alentejano, constitui-se em 16 de Março de 1999 para dar forma legal e personalidade jurídica a um projecto cultural nascido em Fevereiro de 1988 denominado “Vozes de Casével – Grupo Coral e Etnográfico”.

 

A nossa vivência ensinou-nos que a actividade desenvolvida até aqui essencialmente consubstanciada na expressão vocal da tradição, deveria passar a ser mais abrangente integrando igualmente outros modos e outras formas pelas quais se manifesta também a nossa identidade.

 

Por isso, procurámos uma maneira acessível e profícua de aliar a prática do “cante” ao sentir da comunidade, à sua animação e simultaneamente encetar uma via que represente uma atitude de alento face à inércia que se vive na nossa freguesia.

 

Para isso, adquirimos um espaço que após remodelação e ampliação serve de palco ao reencontro da “moda” com o povo de Casével e com aqueles que nos visitam.

 

Nesse mesmo lugar temos exposto um espólio de peças, alfaias, instrumentos e utensílios que recolhemos junto das gentes da nossa freguesia.

 

Também aqui servimos as nossas melhores iguarias, pratos e petiscos com o sabor da tradição.

 

Este projecto insere-se num quando mais vasto de intenções que passa pela sua integração nos roteiros turísticos regionais permitindo aos nossos visitantes desfrutarem sons e sabores de verdade.

Grupo Coral e Etnográfico “Vozes de Casével”

 

Em Fevereiro de 1988 as vozes de uns quantos homens de Casével juntaram-se para cantar a moda, para viver o cante, para darem sustentação a um património vocal tão rico que, também ali, ainda perdurava na memória das gentes.

 

Durante anos, com verdadeiro estoicismo, “As Vozes” resistiram ao cansaço do isolamento, cantando com fervor e sem contrapartidas a canção alentejana, fazendo do seu apego às origens e da sua vontade de não deixar calar o eco de gerações, o trunfo da sua existência.  Ganharam assim grande coesão, solidificaram à custa de muita persistência a harmonia do conjunto, cresceram no espírito de forte ligação às raízes e por isso, são hoje, um bastião forte da nossa tradição coral.

 

O rigor do seu testemunho, espelha-se também no cuidado do seu trajar que segue escrupulosamente a verdade do tempo ido patenteada numa criteriosa recolha dos modos de vestir que empresta a este grupo uma grande autenticidade.

 

A selecção dos temas que cantam e a forma como os mesmos são interpretados, numa evidente sujeição ao critério do uso, fazem do seu repertório um bom repositório daquilo que de melhor por cá se canta “às vozes”.

 

 

 

 

Albuns do grupo:
» Grupos Corais " Vozes de Casével" e "Antigas Mondadeiras De Casével"
» Grupo Coral "Vozes de Casével"
» Cantos das Terras Brancas I - Casével
» O Cante das Flores - Corais Polifónicos Alentejanos

Imagens do grupo:

« voltar


Fundação:

1. Nome: “Vozes de Casével” – Grupo Coral e Etnográfico Este Grupo faz parte da Associação de Cante Alentejano – Vozes das Terras Brancas, com sede em Casével, no concelho de Castro Verde. Foi fundado em 2 de Fevereiro de 1988

Actuacões:

Cerca de 20 a 25 actuações por ano

Traje:

Garibalda aos quadrados azuis e brancos, garibalda aos quadrados vermelhos e brancos, calças azuis, pretas e cinzentas, lenço vermelho, chapéus castanhos e pretos, trajes representativos de algumas profissões do Alentejo: lavrador, feitor, moleiro e cadeireiro.

Edições:

Uma "cassete" e um CD em 1996: "É tão lindo o Alentejo". Um novo CD em 2006.

Mestre:

Francisco Cristina Colaço

Responsável do Grupo:

Francisco Colaço/António Manuel

Contactos:

Rua 5 de Outubro, nº 8
Castro Verde
7780-020 CASÉVEL

Telm: 965 196 781 / 912 934 880

© Copyright 2018 MODA - Associação do Cante Alentejano